terça-feira, 4 de março de 2008

Dormir, Sonhar e Acordar...

Os quartos de dormir talvez sejam a área mais negligenciada das casas hoje em dia. Na verdade, passamos um terço de nossas vidas ali, mas muitas vezes pensamos que é suficiente a existência de uma cama confortável. Afinal de contas, na maior parte deste tempo estamos inconscientes, não é mesmo? Na verdade não caímos no sono vindos do vácuo. Estes momentos, logo antes de adormecermos, nos desligando do dia e mergulhando no inconsciente, assim como ao acordarmos recarregados, deveriam ser principalmente momentos de reflexão e contemplação. O jeito como você acorda pode afetar o resto de seu dia! Sendo assim, a atmosfera do quarto de dormir precisa de tanta, se não mais, atenção que a da sala de estar.
O quarto é um bom indicador do respeito que o dono da casa tem por si mesmo. Muitas vezes coloca-se uma grande energia na composição da sala de estar, movidos pela ilusão das aparências e do julgamento dos outros. Por outro lado, o quarto é um espaço fora da vista dos visitantes, é um chamado ao pessoal e ao privado. É onde as crianças podem criar seu mundo secreto; adolescentes podem fazer manifestações de rebeldia; adultos podem buscar seu santuário.
Mesmo na casa de pessoas que conhecemos bem, nos sentimos como que ultrapassando uma barreira de intimidade quando entramos sem convite em seus quartos. Parece que a cama é um objeto de embaraço - e não necessariamente por ser o lugar mais usual de se fazer amor - mas porque ela é a testemunha de nossos mais privados sonhos e pensamentos.
A noite precisa ser bem-vinda, mas facilmente banida pelo dia - este é o verdadeiro dilema do quarto de dormir!

Nenhum comentário: