domingo, 26 de agosto de 2007

A Arquitetura da Felicidade

O que é uma construção bela? Porque dizemos que certos prédios são belos- como o palácio do Doge, em Veneza, e a Catedral de Westminster, em Londres - enquanto tachamos outros de inadequados, esquisitos, monótonos ou mesmo feios? Quais são as qualidades que tornam essa ou aquela obra agradável aos nossos olhos?
Embora muitos arquitetos e teóricos hoje em dia se esquivem dessas questões, assumindo de antemão a inutilidade de um debate acerca da beleza arquitetônica, Alain de Botton parte de indagações tão naturais quanto essas para nos levar por um tour pela filosofia, psicologia e história da arquitetura. Sem oferecer respostas prontas, o autor relativiza concepções normalmente aceitas e provoca importantes reflexões sobre aspectos nem sempre óbvios dos ambientes que nos cercam.
Muito mais do que uma discussão frívola e preciosista sobre detalhes irrelevantes das construções, o questionamento da idéia de beleza na arquitetura está intimamente associado à felicidade e ao bem-estar das pessoas. Afinal, prédios belos têm a peculiar capacidade de provocar boas sensações, enquanto lugares desagradáveis podem ser verdadeiros convites à infelicidade. Em 202 imagens, entre fotos e desenhos, A Arquitetura da Felicidade é um guia indispensável para quem quer desenvolver uma relação mais consciente com a cidade onde vive e entender melhor os sentimentos que ela suscita.

Nenhum comentário: